Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Apartamentos 3K

O edifício de apartamentos 3k está situado no Restelo, num ponto alto com vista para a foz do rio Tejo.
O edifício implantou-se junto à Rua Vicente Dias, o que permitiu libertar área de lote para a construção de um grande jardim, de uso exclusivo dos condóminos.
A planta do edifício tem um desenvolvimento curvo. A cércea tem como referência o edifício existente do outro lado da rua e o piso térreo é vazado, o que permite uma relação visual com o jardim, a partir da rua.
O edifício tem quatro pisos de habitação e um de estacionamento. A tipologia é esquerdo/direito, servido por quatro núcleos de acessos verticais, com entrada a partir de uma galeria exterior, que acompanha a curva do edifício. A galeria permite também acesso ao jardim, assim como ao ginásio dos condóminos.
O conjunto tem um total de 24 apartamentos que foram concebidos de maneira a que todos possuam duas frentes, ficando as salas e cozinhas viradas a poente, sobre uma varanda, e os quartos a nascente, para a rua. Os diversos tipos de aparta-mentos estão agrupados por pisos.
Os quatro apartamentos do piso térreo têm terraços generosos sobre o jardim.
As fachadas têm características diferentes. A fachada poente está totalmente aberta sobre a paisagem e caracteriza-se pelo desenho contínuo e regular das varandas. A fachada nascente é mais fechada de modo a permitir maior privacidade aos fogos virados para a rua.
O projecto do Risco não inclui a arquitectura de interiores.

Local
Restelo, Lisboa

Cliente
3K, Construções e Imobiliário, Lda.

Data
2001 – 2007

Arquitectura
Manuel Salgado e Madalena Duarte Silva

Área de Construção
7.000 m2

Custo
6.285.000 €

Fotografias
Fernando Guerra / FG + SG

Construído
(o projecto de Arquitectura de Interiores não é da responsabilidade do Risco)