Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Cimeira da Nato Lisboa 2010

Referenciada por muitos dos comentadores políticos internacionais como a mais importante desde a sua fundação, a Cimeira da NATO, realizou-se em Lisboa nos dias 19 e 20 de Novembro de 2010 e teve a participação de 51 países; 43 chefes-de-estado; 51 delegações; 110 estações de televisão; e 2500 jornalistas.
Nos dias 19 e 20 de Novembro de 2010 Lisboa abriu os telejornais em todo o Mundo.
O programa foi definido pela NATO e determinava a construção de salas de reunião, salas de jantar de trabalho, gabinetes, salas de encontros bilaterais, instalações para as delegações, salas de conferência de imprensa, um centro de imprensa e um TV Compound. Cerca de 35 000 m2 para construir em três semanas.
A Feira Internacional de Lisboa foi o local de intervenção. Uma grande infra-estrutura localizada sobre a margem do rio Tejo no extremo nascente da cidade de Lisboa. Quatro pavilhões organizados por temas, de acordo com este tipo de eventos; o pavilhão 1 destinado às Conferências; o pavilhão 2 às Delegações, o pavilhão 3 às Conferências de Imprensa e finalmente, o pavilhão 4 destinado aos Media. Ao conjunto dos pavilhões foi acrescentada uma linha perpendicular de circulação que agregava os grandes espaços representativos de cada uma das áreas funcionais e marcava nos seus extremos as duas principais entradas no evento. Facilitando assim a percepção do espaço, tendo em conta que a sua utilização duraria apenas vinte e quatro horas.
O carácter efémero que define este tipo de eventos e o constrangimento do tempo de montagem, levaram à escolha de materiais e à definição de soluções construtivas que pudessem funcionar como um sistema tipo “lego”. Todas as peças foram produzidas em fábrica e montadas posteriormente no local. Sem gesso cartonado, sem pinturas e sem cortes. Todos os materiais e equipamentos foram alugados. Os equipamentos voltaram para os seus proprietários e os materiais de construção foram reutilizados ou reciclados para outros fins.

Local
Lisboa

Cliente
Ministério dos Negócios Estrangeiros

Data
Abril – Novembro de 2010

Arquitectura
Jorge Estriga, Luís Torgal e Daniela Arnaut

Área de Construção
35.000 m2

Design gráfico
P06

Fotografias
Fernando Guerra / FG + S

Filme
Alfasom

Ver Filme
×