Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Pavilhão Multiusos do Funchal

O Pavilhão Multiusos do Funchal insere-se num projecto de intervenção urbana que pretende romper com o actual isolamento do Tecnopólo, enquadrando este conjunto numa malha urbana capaz de responder à significativa pressão de tráfego que o equipamento trará, de modo a facilitar os acessos viários e pedonais, assim como a mobilidade, a nível local e regional.
O edifício localiza-se num vale muito encaixado, com um acentuado declive no sentido norte/sul, e o lote de implantação é delimitado por três vias a norte, nascente e poente.
A proposta procura tirar partido da diferença de cotas (24 m), criando duas zonas de acesso distintas que estruturam a organização funcional do edifício. No nível inferior localizam-se as zonas de serviço e acesso de veículos pesados, assim como uma plataforma elevatória de grandes dimensões. No nível superior situam-se a arena principal, a sala auxiliar, os espaços de apoio (aos artistas, atletas, media,…) e uma galeria de distribuição de público – interior e exterior coberta, separadas por um envidraçado – que envolve a arena e estabelece os diferentes pontos de entrada no edifício. Uma ponte de 55 metros de vão permite completar a circulação da galeria principal de público na envolvente da sala principal, ao nível superior. No nível inferior, a ponte separa ou, se necessário, liga a sala principal à sala auxiliar, através do recurso a duas paredes portadas amovíveis.
Os espaços interiores foram concebidos de modo a responder às solicitações – em capacidade e organização do espaço – dos vários tipos de eventos: desporto, espectáculos e exposições. A cobertura do edifício, revestida com material metálico, assume uma importância excepcional enquanto elemento contínuo, adaptado ao terreno e visível de cotas mais elevadas.

Local
Funchal, Madeira

Cliente
Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, S.A.

Data
2004 – ...

Arquitectura
Manuel Salgado, Jorge Estriga e João Almeida

Área de Construção
50.000 m2

Custo
36.297.000 €

Concurso 1º prémio

Em construção