Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Hospital da Luz

O Hospital da Luz é um dos maiores complexos hospitalares de Lisboa.
Construído junto ao Estádio da Luz e ao Centro Comercial do Colombo, é delimitado por importantes artérias de saída da cidade para Norte.
A reduzida dimensão do lote determinou a solução compacta de volume único, atravessado por uma rua interna com ligações à Avenida Lusíada e à Radial da Pontinha e que separa os dois principais núcleos programáticos: Hospital e Residência Sénior.
O Hospital tem 193 quartos e a Residência Sénior tem 118 apartamentos.
A planta do hospital, em forma de H, e a planta rectangular da residência permitiram a introdução de jardins no interior do lote. A entrada de luz natural foi, assim, elemento principal gerador de desenho.
O complexo de saúde é um conjunto com uma distribuição programática clara. A rede de circulações interna ordena e relaciona as diferentes áreas funcionais do complexo, contribuindo para uma fácil orientação. As circulações separam claramente os doentes internados do público em geral, respeitando a privacidade, o conforto e a confidencialidade do paciente internado e de ambulatório. O atravessamento do lote por dois túneis de metro determinou a utilização de apoios de borracha cintada nas fundações do complexo.
O projecto do Hospital da Luz foi distinguido com o Prémio Valmor 2007.

Local
Avenida Marechal Teixeira Rebelo, Lisboa

Cliente
Espírito Santo Saúde

Data
2001 – 2007

Arquitectura
Manuel Salgado, Marino Fei, Jorge Estriga, 
João Almeida e Inês Cruz com Pinearq

Área de Construção
110.000 m2

Custo
75.000.000 €

Fotografias
Fernando Guerra / FG + SG

Construído