O âmbito do presente projecto consiste na construção de um hospital de dimensão média com uma prestação de serviços alargada, constituído por uma unidade de internamento, um bloco operatório, uma unidade de cirurgia ambulatória e de exames especiais, uma unidade de consultas programadas, uma unidade de Imagiologia, um atendimento médico permanente (AMP) e um núcleo de apoio à futura faculdade de medicina de Cascais.
A área de intervenção corresponde ao terreno do antigo Hospital Distrital de Cascais, Condes Castro Guimarães, entretanto abandonado, localizado no centro da vila.
A abordagem ao desenho do novo edifício procurou responder simultaneamente à organização do programa, à imagem que projecta no espaço público e à sua inserção urbana.
Este último aspecto é particularmente importante porque o local encontra-se num bairro central, completamente consolidado, composto por arruamentos de distribuição local e por edifícios de habitação de tipologia variada entre os dois e os quatro pisos.
Nesse sentido, a solução que se propõe procurou ter um cuidado particular com a volumetria do edifício e com o aumento do volume de tráfego, através da conquista de mais espaço ao nível do chão, aumentando o perfil das ruas envolventes, valorizando o peão, alargando a área de passeios existente.
Risco
/
Arquitectura e
Desenho Urbano
Hospital da Luz Cascais
Local
Cascais
Cliente
Luz Saúde
Data
2016
Arquitectura
Jorge Estriga, Inês Fonseca, Lúcia Manso, Cristina Picoto, Carlos Cruz, João Almeida, Margarida Pires, Nuno Mendonça, Inês Melo, Victor Alves e Nelson Ramos
Área de Construção
26.000 m2