Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Hospital do Seixal

A futura unidade hospitalar localiza-se no Seixal, uma cidade no limite sul da área metropolitana de Lisboa. Um terreno com 10 ha, no meio de um grande pinhal atravessado pelo rio. Campo por oposição à cidade. Uma oportunidade para “usar” uma paisagem serena, que nos transmite uma grande tranquilidade, na procura de um novo paradigma e de uma nova abordagem às tipologias hospitalares.
Uma abordagem sustentada pelo corpo emergente do conhecimento hospitalar, onde se tem tornado claro que ambientes mais humanizados, não só melhoram os resultados médicos, mas também podem reduzir o custo da prestação de cuidados de saúde, tendo em conta que se os utentes recuperarem mais facilmente, poderão ir para casa mais cedo, exigindo menos acesso aos serviços clínicos, que, naturalmente, irão diminuir os custos hospitalares.
O edifício tem uma geometria clara e uma identidade própria facilmente reconhecível. Assenta numa grande plataforma, que se relaciona com a topografia do terreno a diferentes cotas, através de coberturas e pátios e ajardinados, privilegiando tanto a iluminação como a ventilação natural e trazendo a “natureza” para o interior do edifício.
Nesta mesma plataforma pousam outras volumetrias onde se destaca um corpo paralelepipédico que define a fachada principal do edifício.
A organização do programa é estruturada por um corredor de circulação principal, a “street”, que atravessa o edifício no sentido Norte/Sul de forma permitir uma fácil orientação dos utilizados e o acesso directo, a todos os serviços do hospital.

Local
Seixal

Cliente
Hospital Garcia de Orta, EP

Data
2010

Arquitectura
Risco c/ Kevin Jackson

Área de Construção
28.544 m2

Concurso