Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Estudo Urbanístico para Öböl XI

Projecto urbano para um espaço vazio de localização privilegiada, na cidade de Budapeste, na margem ocidental do rio Danúbio que, durante os séc. XIX e inícios de XX, teve um importante uso industrial.
O trabalho consiste na elaboração do desenho urbano respeitando as regras definidas no Subdivision Plan, documento já aprovado pelo município, no qual foram fixados parâmetros urbanísticos e regras para a implantação de edifícios.
A solução desenvolvida estrutura o espaço a partir do parque central e de dois eixos perpendiculares que ligam os edifícios e espaços públicos de maior importância.
O plano propõe tipologias urbanas capazes de responder com qualidade a índices de construção elevados. Adopta um esquema de ocupação perimetral de forma a acentuar os limites entre a rua e o logradouro, entre o espaço privado e o espaço público, evitando espaços residuais e incaracterísticos.
Estabelece regras de desenho de arquitectura de maneira a controlar a diversidade introduzida por projectos de diferentes arquitectos.
O plano propõe, ainda, diversos espaços públicos nas margens da zona de intervenção, qualificando a sua integração na cidade.

Local
Budapeste, Hungria

Cliente
Öböl XI

Data
2007 – ...

Arquitectura e Desenho Urbano
Tomás Salgado, Nuno Lourenço e Carlos Cruz c/ NPK

Área de Intervenção
34,8 ha

Área de Construção
579.894 m2