Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Estádio do Dragão

O Estádio do Dragão é um equipamento de grande importância urbana no redesenho da zona das Antas.
Com capacidade para 50.000 espectadores, é um elemento central e de referência desportivo, lúdico, recreativo e comercial na cidade do Porto.
O Estádio do Dragão faz parte de uma nova geração de estádios de Futebol. Para além de um recinto para a prática de futebol, é uma grande infra-estrutura multifuncional que dispõe de uma clínica, health-center, bingo, escritórios, megastore, museu e loja do clube, restaurante, café, desportos in-doors e foyers polivalentes destinados a conferências, congressos, festas, reuniões, etc. É este modelo, por oposição a um simples estádio de futebol, que torna a infra-estrutura viável do ponto de vista financeiro.
Para reduzir o impacte da sua escala face aos edifícios envolventes, a implantação do Estádio tira partido das particulares condições declivosas do terreno. A alameda, os principais caminhos pedonais, a estação de metro, as paragens de autocarro e as saídas dos parques de estacionamento convergem numa grande praça circular que serve de base à implantação do estádio.
A solução de ‘escavar’ a bancada inferior na praça permite reduzir a cerca de metade a massa aparente do estádio, já que este elemento funciona como uma plataforma encaixada no terreno, a meia cota entre o topo da alameda e a zona baixa no contacto com a VCI (via circular interna do Porto).
As bancadas superiores, que limitam o campo a Nascente e a Poente, estão descoladas da praça e desenhadas como edifícios isolados. Ao abrir as cabeceiras (topos norte e sul) ao nível da praça, permite aberturas com vistas para a cidade e contribui para atenuar o impacte urbano do edifício.

Local
Antas, Porto

Cliente
Somague

Data
2000 – 2003

Arquitectura
Manuel Salgado, Jorge Estriga, Carlos Cruz e Inês Cruz
com Alexandra Fock, António Albuquerque, Cristina Picoto, Daniela Dias, Eugénio Macedo, Filipa Gameiro, Gianluca Bono, Joana Leite Faria, João Almeida, João Mendes, José Araújo, José Carlos Monteiro, Madalena Duarte Silva, Marco Santos, Margarida Caetano, Marino Fei, Mário Neves, Moisés Rosa, Nelson Ramos, Ricardo Faria Blanc, Rute Gonçalves, Susana Freitas, Susana Ribeiro, Tomás Salgado, Tijana Corluka e Vitor Alves

Área de Construção
132.288 m2

Custo
97.000.000 €

Fotografias
Luis Ferreira Alves

Construido