Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Reconversão da Área Central de Leiria

Leiria ocupa uma importante posição na rede portuguesa de cidades médias.
Em 2007, a Câmara Municipal de Leiria com o intuito de revitalizar a baixa comercial da cidade lançou um concurso, destinado a promotores e operadores comerciais, para a concepção, construção e exploração de uma nova unidade comercial com cerca de 50 000 m2.
Em contrapartida, o vencedor teria de projectar e construir, para o município, os espaços públicos, um pavilhão multiusos e um mercado, ampliando a influência das intervenções feitas no âmbito do Programa Polis.
A participação do Risco no processo fez-se a convite do consórcio concorrente MULTILENA, tendo o atelier a incumbência de projectar o desenho urbano, as infra-estruturas, o espaço público e os edifícios.
A zona de intervenção situa-se na sua quase totalidade sobre uma superfície plana, aluvionar, na margem esquerda do Rio Lis. O morro do Castelo e o rio, pela sua proximidade, o estádio construído para o Euro 2004 e a cidade existente constituíram elementos relevantes na definição do conceito urbanístico.
A localização e o desenho do centro comercial foram determinantes para o desenvolvimento da proposta. Optou-se por implantar o centro comercial mais próximo do centro de Leiria, com o objectivo de construir uma área comercial urbana, integrada no tecido da cidade.
Junto ao estádio propôs-se um grande parque de equipamentos municipais constituído pelas piscinas, pelo estádio e pelo pavilhão multiusos, agregados através de espaços públicos pedonais de solo permeável e arborizados para uso da população.
O sistema rodoviário foi reformulado, tirando o máximo proveito da nova ponte da Avenida Euro 2004. Pretende-se garantir a continuidade pedonal e ciclável entre o centro tradicional de Leiria e a zona do estádio, sem prejudicar a mobilidade rodoviária e servindo eficientemente o novo centro comercial.

Local
Leiria

Cliente
Multi Development Corporation e 
Lena Construções

Data
2007 – ...

Arquitectura e Desenho Urbano
Manuel Salgado, Nuno Lourenço, Jorge Estriga, Carlos Cruz, João Almeida e Tomás Salgado c/ NPK

Área de Intervenção
16,7 ha

Área de Construção
71.483 m2

Concurso – 1º prémio