Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Centro de Eventos do Convento do Beato

O Conjunto Urbano do Convento do Beato é composto por cerca de uma dezena de edifícios, de épocas distintas. O projecto desenvolvido pelo RISCO, para a Beato Lux, inclui a remodelação do Centro de Eventos e a renovação/requalificação dos restantes edifícios para novos usos, nomeadamente, serviços na antiga igreja e habitação nos antigos edifícios industriais.
A obra começou em 2018 e tem conclusão prevista para 2024. Em Março de 2022 terminaram os trabalhos no Centro de Eventos, destinados a melhorar as condições de conforto e segurança para os milhares de pessoas que ali participam em festas, reuniões corporativas ou lançamentos de produtos.
A transformação mais importante ocorreu no claustro, o espaço que acolhe os maiores eventos e que tinha, desde os anos 80 do século passado, uma cobertura em forma de pirâmide, revestida com painéis de acrílico, que não acautelava a desenfumagem nem os isolamentos térmico e acústico necessários numa utilização deste tipo. E onde não existia qualquer sistema de climatização, o que criava grande desconforto em dias de temperaturas extremas.
O desenho do novo tecto foi o resultado de um longo processo de investigação técnica e formal, pois pretendia-se uma solução estruturalmente ligeira, tecnicamente eficaz e arquitectonicamente coerente com os alçados do claustro. A solução adoptada é composta por um sistema de treliças, ortogonais entre si, que formam um conjunto de “favos” iluminados superiormente por clarabóias.
Neste projecto, como em muitos outros, não seguimos uma “receita” única: nuns espaços ocultamos as novas instalações técnicas, noutros assumimo-las como elementos participantes da composição. Nuns casos assumimos uma linguagem marcadamente contemporânea, noutros adoptamos uma atitude mais conservadora, replicando o desenho de antigas carpintarias, cantarias ou serralharias.
Foi um trabalho extenso e complexo, que obrigou a adaptações permanentes à medida que a obra foi progredindo. Terminada a obra, constatamos que conseguimos implementar tudo o que é necessário para o funcionamento de um centro de eventos moderno, sem descaracterizar espaços absolutamente notáveis do ponto de vista patrimonial e arquitectónico. Este foi sempre o objectivo principal da intervenção.

Local
Lisboa

Cliente
Beato Lux

Data
2019 – 2022

Arquitectura
Tomás Salgado, João Almeida, Francisco Lebreiro, Inês Reis, Inês Melo, Inês Fonseca, Margarida Pires, André Luís, Duarte Silva, Peter Kornerup, Tiago Farinha, Karolinne Alves, Maria Martins e Vítor Alves

Área de Construção
5.574 m2

Fotografias
Carolina Delgado