Risco

/

Arquitectura e
Desenho Urbano

Concurso Público Internacional para o Parque do Rio na cidade de Medellín

O Risco participou, em parceria com a Proap, no Concurso Público Internacional para o Parque do Rio na cidade de Medellín, Colombia, tendo recebido uma menção honrosa.
A paisagem do rio Medellín não é homogénea. Caracteriza-se por uma sequência, com ritmo variável, de nós viários que criam fortes interrupções no desenvolvimento longitudinal da paisagem e de secções onde a relação entre a cidade e o rio é mais fácil de recuperar.
Ao longo dos 26km do seu desenvolvimento, este “sistema articulado” contacta com uma grande diversidade de espaços urbanos: mais/menos densos, permeáveis/impermeáveis, com usos industriais, logísticos, comerciais, etc. Actualmente o rio não contribui para qualificar as áreas urbanas adjacentes assumindo-se mais como um canal de infra-estrutura, uma via automóvel ou uma linha férrea.
Dada a impossibilidade de conhecer todos os dados e actores deste sistema tão complexo e rejeitando reduzir a presente fase a uma configuração ingénua de uma solução de desenho estática e rígida, optámos por desenvolver uma proposta pre-estratégica, baseada num conjunto de soluções tipológicas, capazes de configurar novos lugares e dar resposta aos objectivos anunciados.
As soluções tipológicas podem organizar-se numa sequência executável, capaz de produzir uma visão, um pressuposto, uma divisão por fases, uma sequência operativa indirecta e toda uma reflexão estratégica que possa, inclusivamente, dar origem a outro cenário e a outra visão.
Em resumo, não são os aspectos formais da visão apresentada que nos preocupam mas sim os princípios, os objectivos, a construção de uma ética, de uma lógica de implementação e, não menos importante, os instrumentos conceptuais e de projecto necessários para os pôr em prática.

Local
Medellín, Colombia

Promotor
Alcaldía de Medellín

Data
2013

Arquitectura e Desenho Urbano
Tomás Salgado, Carlos Cruz, Nuno Lourenço, Pedro Barreto e Telmo Antunes com PROAP.

Concurso Público Internacional – Menção Honrosa